«Este livro conta a extraordinária aventura que vivi com centenas de crianças em todo o mundo francófono, de Paris a Montreal, passando por Molenbeek, Abidjan, Pézenas, Genebra, Mouans-Sartoux, Córsega e Guadalupe. Para quê esperar pelo final da aula para abordar temas existenciais: amor, respeito, felicidade, sentido da vida, emoções, etc.? Estes workshops filosóficos mostraram-me a capacidade surpreendente que as crianças de seis a dez anos têm para pensar. Além dos conceitos, aprendem as regras do debate de ideias e desenvolvem o discernimento e reflexão pessoal. Faço uma breve meditação ou prática da atenção plena antes, o que permite que todos estejam presentes no momento.»
Frédéric Lenoir
O que dizem as crianças sobre a meditação:
– Maël (9 anos): É para se descansar e não pensar em nada.
– Charlie (9 anos): É para esvaziar a mente.
– Clara (9 anos): É uma coisa que acalma, procuramos a serenidade.
– Ouali (7 anos): É quando fazemos uma coisa relaxante.
– Maroua (8 anos): Serve para se ficar zen.
– Péniel (9 anos): É concentrarmo-nos na mente, não nos deixarmos perturbar.
O que dizem as crianças sobre a Filosofia:
– Louis (8 anos): É gostar de reflectir.
– Ninon (9 anos): É reflectir sobre como a vida podia ser melhor.
– Gocha (8 anos): É para aprender a viver melhor.
– Louise (9 anos): É uma coisa para conseguir pensar, para reflectir.
– Adam (9 anos): É ter ideias para tornar o mundo melhor.
– Inoa (10 anos): É pensar sobre o sentido da vida.
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