• 0 Items - 0,00
    • Carrinho vazio.

Os melhores livros para descobrir nas férias!

Publicado a 02/07/2024, na categoria: Sugestões, Destaque

Estas férias vamos ler de tudo? Da magia ao quotidiano, ou sobre encontrar magia em tudo o que nos rodeia, a rir, a questionar, a duvidar, a partilhar histórias em família e com amigos. Histórias sobre aquilo que vivemos, o que queremos viver e alcançar, lutando contra preconceitos e ideias feitas, e desbravando o nosso caminho. Sempre com os livros por companhia.

 

Narrativas mágicas

Para fãs de magia e universos fantásticos, estas quatro sugestões têm todos os ingredientes para te enfeitiçar. Os Whisperwicks: O Labirinto sem Fim é uma nova saga sobre um rapaz que não acredita em magia. E um mundo impossível que o irá convencer do contrário.
As aventuras de Skandar Smith prosseguem em Skandar e os Desafios do Caos, outra saga de fama mundial, que tem arrebatado os leitores um pouco por todo o lado.
Para leitores mais jovens, Os Guardiões Selvagens é uma nova série de aventuras e magia, com uma importante mensagem ecológica. A Floresta Negra dá início a estas aventuras povoadas de criaturas mágicas em que o papel dos guardiões é o de proteger as espécies e salvar animais em perigo.
Por fim, A Cidade de Cristal é o mais recente volume das Aventuras da Família Monstro, uma coleção nacional repleta de humor, mistério e personagens monstruosamente fixes.

 

Sempre a rir

O humor é o argumento principal destas coleções destinadas a leitores dispostos a divertirem-se. A novela gráfica d’ O Bando das Cavernas, Olhos de Manga, pisca o olho aos livros de manga e volta a cruzar o universo da banda desenhada com o das histórias habituais do Bando. É claro que isto vai dar pano para mangas…
A Pior Semana de Sempre e Caos Total são duas coleções que têm em comum mais do que os dias da semana. Falam da vida azarada de dois rapazes, respetivamente o Justino Caçador e o Dário Faz-Tudo, protagonistas de loucas e desvairadas peripécias, entre a casa, a escola e tudo o que vem complicar uma vida que poderia ser pacata.
E ainda, para os muitos fãs da Bia e o Unicórnio, a aventura mais recente desta dupla fantástica traz um ritmo incrível para as férias com Unicórnio punk rock.

 

Histórias atuais

Estas leituras exploram temas atuais, com os quais nos deparamos quase todos os dias, seja à nossa volta, seja através das notícias ou das redes sociais. Não Me Magoas Mais é o novo e corajoso volume da coleção A Escolha É Minha, de Margarida Fonseca Santos, que aborda a violência no namoro.
Outros dois livros com enredos centrados em desafios da adolescência são Bem-vindos ao Sul, em que uma jovem inventa e sustenta uma mentira através das redes sociais, e A Jennifer Chan não está sozinha, sobre bullying e a coragem de ser diferente. São histórias atuais e inclusivas, como é também o caso de Um plano secreto brilhante, que se segue ao magnífico Eu, o meu pai e o fim de arco-íris.

 

Álbuns para ler em família

Quatro álbuns que vão fazer as delícias dos mais pequenos e de toda a família. São histórias aparentemente simples, mas que oferecem a possibilidade de fazer múltiplas leituras. O impacto dos ecrãs é o tema de Uma família desligada, que sugere, de forma descontraída, o uso moderado das tecnologias. Para receitas simples e deliciosas, O menino que queria ser chef é um livro criativo que promove a autonomia. A relação única entre avós e netos é retratada de forma poética no álbum Os avós são as pessoas preferidas dos pássaros, enquanto Semana Sim, Semana Sim representa o quotidiano feliz de uma criança filha de pais separados.

 

Memórias e afetos

Estes álbuns propõem ainda mais camadas de leitura, com temáticas que podem ser desafiadoras, mas são também necessárias. A Maré aborda o envelhecimento e a perda de memória, através de uma história subtil de uma neta e do seu avô que vai esquecendo algumas coisas.
O impacto da guerra e das migrações é tratado no belíssimo A Colher, uma obra sobre os objetos que passam de geração em geração, como tesouros que viajam através do tempo e das histórias de família.
A perda e o luto são tratados poeticamente em Agora e para sempre, enquanto O Jardim da Minha Avó revive as memórias de infância do autor de forma sublime e com ilustrações arrebatadoras.

 

Histórias contra preconceitos

A literatura também ajuda a combater estereótipos, preconceitos e ideias erradas acerca da Humanidade. Combater o racismo e a xenofobia, promover a aceitação, a diferença e a inclusão são também missões que os livros carregam com eles. O colorismo, uma forma de discriminação baseada no tom de pele, é o tema do magnífico Aventureira Marielle e os mil tons de magia. A demonstração cabal da estupidez do racismo está bem patente no brilhante É Só Pele, um guia para desconstruir de vez ideias contrárias aos direitos humanos. O empoderamento, a autodescoberta e a promoção da autoestima saltam à vista nos maravilhosos álbuns Tu Podes e Bia Bailarina.

 

Jovens “rebeldes”

Propostas cheias de rebeldia saudável, ousadia e coragem. O mais recente volume da coleção Raparigas Rebeldes celebra o orgulho com 25 histórias inspiradoras de amor e espírito de comunidade.
A educação sexual, as questões de identidade, género, consentimento e muito mais são tratadas de forma brilhante e irreverente na novela gráfica Vamos falar sobre aquilo, aconselhada a partir dos 13 anos.
Outra novela gráfica, mas de ficção, é o premiado O Fantasma de Anya, uma história de crescimento e autodescoberta com um irresistível toque de terror e ambientes góticos.
Ídolo dos jovens e não só, Taylor Swift é uma figura inspiradora e empoderadora que podemos conhecer melhor através do livro 96 factos sobre a Taylor Swift.

 

Viagens e passeios

Férias são sinónimo de aventura e descoberta, em territórios habituais ou desconhecidos. Passar para lá das nossas fronteiras quotidianas, quer geográficas quer mentais, ajuda a expandir horizontes e a ganhar mundo. Todos Viajam é uma obra muito desafiante, que convida a descobrir o outro, e a nós mesmos, através dos sonhos, medos, dúvidas e anseios que todos levamos de um lado para o outro, nas nossas múltiplas viagens diárias, curtas ou prolongadas.
A pura alegria do tempo livre e despreocupado é magistralmente retratada em Um dia perfeito com amigos, uma ode ao prazer de viver.
O que temos a ganhar em abrir as portas e conviver com gente de outros hábitos e culturas está patente de forma carinhosa e divertida no álbum Um tigre no hotel.
A proximidade à natureza e a observação atenta do que nos rodeia é o mote do magnífico O que vês quando olhas para uma árvore, proposta de reflexão sobre o que temos em comum com as árvores, na sua aparente imobilidade e beleza.

 

Natureza e ciência

Quatro livros que desafiam a ver mais além. O que há dentro de uma flor? desvenda o mistério das flores que embelezam e protegem o nosso ambiente. Como cuidar das minhas plantas é um guia para nos rodearmos do verde que tanto precisamos à nossa volta, incluindo dentro de casa, onde podemos criar uma pequena selva à medida no espaço disponível.
Água é um guia para conhecer e preservar o bem mais precioso e iminentemente escasso do nosso tempo.
Por fim, ver o que não pode ser visto, palpável ou até, por vezes, descrito: As coisas invisíveis é o livro perfeito para mentes curiosas, que insistem em fazer perguntas difíceis. E que sabem que as perguntas são sempre mais importantes do que as respostas.

Partilhar