• 0 Items - 0,00
    • Carrinho vazio.

O Bando das Cavernas chega ao PNL! E vem em boa companhia

No final do ano passado celebrámos a incrível marca de 1 milhão de livros vendidos da coleção O Bando das Cavernas (ed. Booksmile), de Nuno Caravela. E o início de 2024 trouxe mais uma conquista: o reconhecimento do Plano Nacional de Leitura. Conheça este e vários outros títulos que acabam de integrar as listas de livros recomendados pelo PNL.

 

O futuro do Bando  é mais que perfeito

Após dez anos e mais de 50 títulos publicados, a coleção chegou ao PNL com o vol. 41, O Futuro Mais que Perfeito. É o coroar do esforço do autor e de toda uma equipa de toda uma equipa, que acreditam que as aventuras do Bando vieram para ficar, e continuam a fazer nascer novos leitores, todos os dias.

Sobre esta chegada ao PNL, Filipa Casqueiro, responsável editorial, sublinha: «Como editora, é com grande orgulho que vejo esta coleção integrar o PNL. Uma coleção que tem vindo a cativar tantos milhares de leitores portugueses nos últimos anos.»

E Nuno Caravela reconhece que é um incentivo importante: «Depois de uma década a incentivar o gosto pela leitura nos mais jovens, integrar o PNL é um enorme incentivo para continuar a mostrar às novas gerações que ler, aprender e imaginar é fundamental para um desenvolvimento equilibrado, saudável… e divertido.»

 

Democracia e outras lutas

Como chancela da  Booksmile, há outros títulos que conquistaram a atenção da equipa do PNL.
DEMOCRACIA, de Philip Bunting, é um livro fundamental que não podemos perder de vista. Em todos os sentidos! Mais um volume da coleção O CLUBE DOS CIENTISTAS, que tem já vários títulos recomendados. Duas narrativas juvenis de grande sensibilidade e atualidade, EU, O MEU PAI E O FIM DO ARCO-ÍRIS, de Benjamin Dean, e O HERÓI DO AUTOCARRO NOTURNO, de Onjali Q. Raúf. E ainda as incríveis novelas gráficas UM DIA NA VIDA, de Mike Barfield e Jess Bradley, e O NOSSO PLANETA, de Stacy McAnulty, com as fantásticas ilustrações de David Litchfield. Um conjunto de sugestões muito variadas, que apela a vários públicos, dos mais pequeninos aos adolescentes.

 

Fábula para todos

A qualidade literária e artísticas das edições da Fábula ditou a entrada de vários novos títulos, que abordam diferentes temáticas e dirigidos a públicos variados. Nos álbuns temos cinco sugestões inspiradoras para acalentar os espíritos neste início de ano: AS EMOÇÕES DO LEOPOLDO, A MENINA QUE REPARAVA EM TUDO, OS REFLEXOS DE HENRIQUETA, O AMOR CRESCE EM TODA A PARTE e MARTIM.

E ainda cinco narrativas juvenis, perfeitas para incluir nas listas de leitura de 2024:

Da coleção TESOUROS DA LITERATURA, que reúne grandes obras do cânone universal, com novas traduções e prefácios atuais, os dois volumes mais recentes, FRANKENSTEIN e A METAMORFOSE, tiveram entrada imediata. Da coleção A ESCOLHA É MINHA, Margarida Fonseca Santos, CONFIA NA MUDANÇA é o quinto título a ser recomendado. E ainda o premiadíssimo HACHIKO, de Lluís Prats e Zuzanna Celej; e SEMPRE, de Morris Gleitzman, o sétimo e derradeiro título da série sobre a vida de Felix, um órfão judeu, passando toda a série a integrar o PNL.

 

Lilliput encanta com não-ficção narrativa

Livros lindos e necessários, com chancela da Lilliput, um selo especializado em não-ficção narrativa, que se distingue pela qualidade dos autores e dos ilustradores, e pela pertinência das temáticas.

TODOS CONTAM, de Kristin Roskifte,  foi um dos livros mais comentados de 2023. As novelas gráficas FLORA E BAMBU, da artista canadiana Cathon, muito recomendadas para as primeiras leituras. Três álbuns perfeitos para partilhar em família, sobre confiança, afetos e bons hábitos de sono: QUERO TER UM SUPERPODER!, AMOR É… e VAMOS DORMIR. E ainda um guia fundamental, FAKE NEWS: QUESTIONA TUDO! , que ajuda a compreender o fenómeno das notícias falsas, a desenvolver o espírito crítico e a lidar com os desafios da informação no mundo atual.

 

Nas Nuvens

Pela Nuvem de Letras, dois volumes da coleção MENINOS/MENINAS PEQUENAS, GRANDES SONHOS, dedicados à Rainha Isabel II e a Nelson Mandela; um álbum sobre momentos perfeitos e únicos, com texto de Susanna Isern e ilustrado por Marco Somâ; e  OS SWIFTS, uma narrativa juvenil repleta de mistério e jogos de palavras, de Beth Lincoln

A Nuvem de Tinta acrescenta cinco novos títulos, com destaque para ERA UMA VEZ O 25 DE ABRIL, de José Fanha, um livro imprescindível, agora que se aproximam os 50 anos desta data histórica. E ainda

 

 

Partilhar