O Bando das Cavernas além-fronteiras
Publicado a 18/05/2022, na categoria: Booksmile, O Bando das Cavernas
Não é só nas páginas saídas da imaginação de Nuno Caravela que O Bando das Cavernas viaja pelo mundo, vivendo as mais loucas e hilariantes aventuras. O autor, muito acarinhado pelo público português, esteve presente, ainda que à distância, em sessões de apresentação para professores, pais e alunos que estudam a língua portuguesa nos Estados Unidos da América e em Moçambique.
Já lá vão quase dez anos, nascia uma coleção que haveria de se tornar a favorita de muitas crianças que começam a dar os primeiros passos na leitura autónoma. O Bando das Cavernas, uma criação da Booksmile e de Nuno Caravela, autor do texto e das ilustrações, veio dos confins do tempo com um grupo de amigos fantásticos e muitas aventuras e gargalhadas. Ao longo dos últimos anos, Nuno Caravela percorreu centenas de escolas em todo o país, dando a conhecer a coleção a alunos e professores e criando uma forte proximidade com a comunidade escolar.
Recentemente, a boa disposição do Bando atravessou fronteiras com a presença virtual do autor em sessões dinamizadas com o apoio do Instituto Camões e da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (no caso dos EUA). Partilhamos a visão do autor sobre a experiência, bem como dois testemunhos que revelam a importância e o significado desta aventura transfronteiriça, que tanto nos enche de orgulho.
«As crianças são iguais em todo o mundo!»
Como autor de literatura infantojuvenil, foi com imenso prazer que participei nas iniciativas do Instituto Camões no âmbito do Plano de Incentivo à Leitura em Português e do Plano de Divulgação da Língua Portuguesa, fazendo várias sessões online com o projecto O Bando das Cavernas coleção de livros que se destina precisamente a incentivar o gosto pela leitura nos mais novos.
Os livros aproximam as pessoas e a Escola Portuguesa de Moçambique é mais um exemplo disso. Juntos fizemos várias viagens on-line através dos livros da coleção «O Bando das Cavernas» para descobrimos que, na verdade, não há limites para a imaginação.
São iniciativas como estas que incentivam os mais novos a ler e a descobrir o prazer de ler em português.
Um abraço amigo e os meus agradecimentos sinceros a todos os que tornaram possível esta aventura literária em lugares tão distantes entre si porque, afinal, as crianças são iguais em todo o mundo!
Nuno Caravela
O Bando das Cavernas viaja até aos Estados Unidos da América
Aconteceu no passado dia 5 de dezembro de 2020. O Bando das Cavernas viajou até aos Estados Unidos da América nas palavras de Nuno Caravela, a bordo de uma iniciativa da Coordenação do Ensino Português dos Estados Unidos da América (CEPE-EUA), com apoio do Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., e em parceria com a Editora 2020.
No âmbito do plano de incentivo à leitura (PIL) do Camões, I.P., do plano de divulgação da Língua Portuguesa da CEPE-EUA e de mais uma iniciativa de promoção da leitura em língua portuguesa, a CEPE-EUA, em parceria com o Grupo 20|20 Editora e em articulação com a rede diplomática e consular nos EUA, realizou a sessão em formato online com o autor Nuno Caravela, com transmissão direta na página de Facebook da CEPE-EUA. Só nesta plataforma a sessão alcançou perto de 5500 visualizações!
A sessão contou com o apoio do Camões. I.P. e da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD) e teve como público-alvo as comunidades educativas das escolas comunitárias portuguesas e das escolas americanas de diversas áreas consulares da Costa Leste e da Costa Oeste dos EUA, onde se ensina a Língua Portuguesa. A CEPE-EUA incentivou professores, alunos, bibliotecários e outros potenciais interessados a participarem na sessão.
Alunos, professores e famílias dos mais variados locais dos Estados Unidos sentaram-se em frente aos seus computadores para conhecerem a vida e a obra de Nuno Caravela e interagirem com o escritor que criou e partilhou o mundo imaginário da sua coleção O Bando das Cavernas e das suas personagens, com as quais é fácil identificarmo-nos. Para os alunos das escolas que participaram, esta foi sem dúvida uma importante oportunidade de contactar com a nossa língua e um incentivo à leitura que os alunos não esquecerão. Nuno Caravela conseguiu transmitir a sua dedicação e paixão pela escrita e pela criação literária.
O Camões, I.P., e a FLAD pretendem incentivar a leitura de obras de autores portugueses ou que se expressam em língua portuguesa no Ensino Português no Estrangeiro. Nesse sentido, o Camões, I.P., disponibiliza o Plano de Incentivo à Leitura (PIL), um projeto que propõe aos alunos, professores e encarregados de educação a realização de várias atividades de leitura de obras de literatura em língua portuguesa, em casa, na escola e na comunidade. Ler em português permitirá conhecer melhor a língua e manter a ligação à cultura portuguesa.
A Coordenação do Ensino Português nos EUA (CEPE-EUA) congratula-se pelo evento, pelo trabalho do escritor e pela iniciativa do Grupo 20|20 Editora no apoio à organização do mesmo, que enriqueceu a ligação de jovens e adultos aos livros e à língua portuguesa. Muito nos apraz poder manifestar a nossa satisfação pelo contributo deste autor para o ensino do português e para o incentivo à leitura em português.
Muito obrigado, Nuno Caravela e muito obrigado ao Grupo 20|20 Editora!
João Caixinha, José Adão e Duarte Pinheiro
Coordenação do Ensino Português nos EUA
O Bando das Cavernas, uma aventura em Moçambique
Sendo a EPM-CELP uma Escola Portuguesa no Estrangeiro, encontra-se geograficamente distante do território português, e, consequentemente, das editoras e dos autores portugueses. No entanto, as oportunidades surgem e o longe torna-se mais perto quando se conjugam vontades. Vontade de alunos em lerem os livros da coleção, vontade da biblioteca escolar em tornar essa vontade numa realidade, vontade do autor em interagir com os alunos e da editora em fazer chegar os livros a tão distante local.
Desafios lançados! Primeiro desafio: a chegada dos livros a Maputo e aos seus futuros leitores. Segundo desafio: o encontro, virtual, do autor e ilustrador com os alunos em duas sessões.
Após algumas dificuldades, eis que chega março e o grande dia. Um entusiasmo geral. Professores e alunos recebem o autor Nuno Caravela nas respetivas salas de aula, através de uma plataforma digital. A interação estabelece-se rapidamente, o autor apresenta as personagens, mostra como constrói as narrativas, como faz as ilustrações e como as coloca em sintonia em cada página. Os alunos ansiosos por colocar as suas perguntas, por fazer comentários, por sugerir outras histórias.
Terceiro desafio: o encontro físico com Nuno Caravela … E que tal uma aventura do Bando em Moçambique?
Ana Paula Relvas
Coordenadora e Docente | Departamento de Línguas
Coordenadora da Biblioteca Escolar José Craveirinha