Quanto do teu saber são páginas de Portugal
Publicado a 18/05/2022, na categoria: Fábula, Booksmile, Lilliput, Nuvem de Letras, Nuvem de Tinta
Neste Dia de Portugal propomos uma viagem literária pela nossa história, cultura, língua e património. Passamos pelas expressões idiomáticas e pela poesia de Fernando de Pessoa; pelas lendas e histórias tradicionais e pelos grandes episódios históricos; pelos lugares do nosso património mundial e por figuras extraordinárias que também são do mundo inteiro. Ai Portugal, é bem verdade que não há razão para te conhecer mal.
Onde Moram os Teus Macaquinhos? (ed. Lilliput)
Ter a barriga a dar horas, enfiar a carapuça ou andar a apanhar bonés — na sua estreia na literatura infantill, Ana Markl explica o que são expressões idiomáticas, dando a conhecer algumas das mais divertidas e originais da língua portuguesa, e revelando como as palavras podem ter vários sentidos.
Sou do Tamanho do Que Vejo: Antologia de Poesia (ed. Fábula)
Se «ler é maçada, estudar é nada», este volume desvenda aos mais jovens parte do mistério de Fernando Pessoa, e mostra como é bom ler só por prazer. Ilustrações do talentoso Jaime Ferraz.
Viagem ao Património Português (ed. Fábula)
Um guia de Rita Jerónimo (texto) e Alberto Faria (ilustrações) que sugere passeios em família à descoberta do património cultural, material e imaterial português classificado pela UNESCO como Património da Humanidade. Uma viagem inesquecível para leitores de todas as idades à descoberta de lugares e experiências ímpares, do Alto Douro Vinhateiro à Dieta Mediterrânica.
Lendas Portuguesas Contadas de Novo (ed. Fábula)
As lendas portuguesas são poções mágicas e a História de Portugal um dos seus ingredientes mais fantásticos. Ana Ventura preparou no seu caldeirão algumas dessas narrativas plenas de assombro e factos reais, e acrescentou pitadas de maravilha, humor e imaginação. Ao texto, Alberto Faria adicionou imagens originais e divertidas que acrescentam sabor a estas poções.
Seis Histórias Tradicionais Portuguesas (ed. Fábula)
José Viale Moutinho reescreveu histórias tradicionais portuguesas, e as ilustrações de Helder Teixeira Peleja tornaram-nas mais originais. Contos incluídos: Os Dois Fradinhos, A Sopa de Pedra, A Gaitinha Mágica, Frei João Sem Cuidados, O Moço de Cego e Há um Ladrão debaixo da Cama.
Amália, já sei quem és (ed. Nuvem de Letras)
A história fascinante de Amália, a grande diva do fado, contada em verso por outra grande fadista. «Inspirada no universo fadista que me rodeia desde que nasci, propus-me contar a história em sextilhas, uma das formas poéticas usadas no fado tradicional.» Carminho
Sophia, a Menina do Mar (ed. Nuvem de Letras)
Maravilhada pela Natureza e, sobretudo, pelo mar, Sophia deixou transparecer nos seus livros a memória do que a fascinara na infância. Deste sonho de criança viria a brotar um dos mais importantes nomes da literatura portuguesa. Defendendo sempre os valores da justiça e da liberdade, Sophia de Mello Breyner Andresen continua a inspirar gerações.
Portuguesas Extraordinárias (ed. Booksmile)
A escritora e editora Maria do Rosário Pedreira é a autora deste livro, que apresenta algumas das mulheres mais inovadoras e corajosas da nossa História.
Portuguesas com M Grande (ed. Nuvem de Tinta)
Escrito por Lúcia Vicente, apresenta as vidas de algumas das mulheres mais rebeldes que fizeram história e mudaram o mundo em português.
Avó, Onde É Que Estavas no 25 de Abril? (ed. Lilliput)
No seu segundo livro infantil, Ana Markl coloca o mesmo protagonista, o Manu, a tentar perceber, desta vez, afinal, para que é que se fez o 25 de Abril. Uma proposta para descobrir a Revolução dos Cravos em família, com a ajuda das incríveis ilustrações de Christina Casnellie.
Contos Arrepiantes da História de Portugal (ed. Nuvem de Letras)
Uma coleção cheia de episódios repelentes, desgraçados, tenebrosos, viscosos, nojentos, horripilantes, imundos, malcheirosos, formidolosos, enlameados, brutais, asquerosos e que chegam mesmo, por vezes, a ser desagradáveis da História de Portugal.
O Bando das Cavernas Heróis do Mundo (ed. Booksmile)
Nunca foi tão divertido aprender História de Portugal! Esta série d’ O Bando das Cavernas tem como protagonistas algumas das personagens mais carismáticas dos compêndios escolares. Sem nunca perder o rigor dos conteúdos, revistos e aprovados por uma professora de História.
O Monstro Marinho — Infante D. Henrique
Nesta aventura, o Kromeleque veste a pele do Infante Dom Henrique e embarca numa expedição a Ceuta!
Para Lá do Nevoeiro — El Rei D. Sebastião
O rei D. Sebastião inspira uma aventura que nos envolve no misterioso misterioso nevoeiro de Alcácer-Quibir.
O Outro Lado do Mar — Vasco da Gama
O Menir é Vasco da Gama, desafiado pelo rei a descobrir o caminho marítimo para a Índia. O grande navegador e a sua frota conhecem outros povos e culturas e até um gigante aterrador.
O Planeta Desconhecido — Fernão de Magalhães
Navegar pelo desconhecido não é fácil, mas o grande navegador Fernão de Magalhães e a sua tripulação um pouco doida estão decididos a fazer a primeira viagem à volta do planeta.