A Eterna Demanda
17,50€Sou suficientemente americana, talvez, para querer casar-me contigo passando por cima de tudo aquilo que sou, mas, ai de mim, chinesa que baste para saber que devo ponderar.
Filha de missionários, Pearl S. Buck (1892–1973) nasceu nos Estados Unidos, mas mudou-se para a China com poucos meses. Foi educada num ambiente bilingue, ensinada a respeitar o povo chinês como seu igual, e esta vivência tornou-se absolutamente central na sua obra. Foi missionária e professora na Universidade de Nanquim, viveu de perto os confrontos entre comunistas e nacionalistas na China dos anos 20 e abandonou o país em 1935, para não mais regressar. Nos Estados Unidos, consagrou-se como escritora graças ao grande êxito de Terra Abençoada, vencedor do Prémio Pulitzer em 1932. Do romance ao ensaio, assinou mais de 80 obras, mas é também reconhecida pela sua defesa veemente dos direitos das mulheres e das minorias étnicas, em particular das asiáticas. Venceu o Prémio Nobel de Literatura em 1938, «pelas suas descrições intensas e verdadeiramente épicas da vida rural na China e pelas suas obras-primas autobiográficas».
Sou suficientemente americana, talvez, para querer casar-me contigo passando por cima de tudo aquilo que sou, mas, ai de mim, chinesa que baste para saber que devo ponderar.