O Livro de Cesário Verde e Outros Poemas
8,01€Um poeta revolucionário da poesia em língua portuguesa. Nos Penguin Clássicos, o Livro de Cesário Verde, aquele a quem Fernando Pessoa chamou «mestre».
Com prefácio de Paula Morão.
Cesário Verde nasce em 1855, em Lisboa. Aos 18 anos publica os primeiros versos no «Diário de Notícias», pela mão de Eduardo Coelho (fundador do jornal), que fora caixeiro na loja de seu pai. Entre 1874 e 1875 publica vários poemas noutros jornais e revistas. É atacado pelo «Diário Ilustrado», ao qual responde com uma sátira (que não antologia para «O Livro»); Ramalho Ortigão critica-o sem entendimento e com arrogância. Durante o ano de 1876 publica com menos frequência e nos anos que se seguem continua a ser alvo de mais críticas e maior incompreensão. Em 1880 publica «O Sentimento dum Ocidental» em «Portugal a Camões» (número especial do «Jornal de Viagens», no âmbito das comemorações do tricentenário da morte de Camões), Porto. O poema «Nós» é publicado n’ «A Ilustração», em Paris, em 1884. O seu estado de saúde começa a agravar-se, vindo a morrer de tuberculose a 19 de julho de 1886. Em 1887 Silva Pinto publica «O Livro de Cesário Verde», com uma tiragem de 200 exemplares.
Um poeta revolucionário da poesia em língua portuguesa. Nos Penguin Clássicos, o Livro de Cesário Verde, aquele a quem Fernando Pessoa chamou «mestre».
Com prefácio de Paula Morão.