A Sofia e a Magui vivem no mesmo bairro, brincam no mesmo parque e andam na mesma escola. Mas, enquanto o frigorífico da casa da Sofia está cheio, o da casa da Magui está vazio – completamente vazio.
A Sofia descobre que a família da Magui não tem dinheiro, e que é por esse motivo que tem o frigorífico tão vazio. A Sofia quer muito ajudar a amiga, mas como prometeu não contar a ninguém, vê-se perante um dilema: manter a promessa que fez, ou contar à mãe que a Magui precisa de ajuda.
Uma história que aborda temas bem atuais, como a pobreza e a fome, com extrema sensibilidade, e que nos mostra como a força da amizade pode ajudar a superar os momentos mais difíceis.
Elogios:
«Este livro é notável. As ilustrações luminosas e agradáveis suavizam o tema da história, ao mesmo tempo que transmitem os complicados sentimentos das personagens, como a preocupação e a vergonha. Uma forma profunda de tratar o tema da fome infantil.» – Kirkus Reviews
«Uma história que poderia ser apenas uma mensagem sobre a fome. Em vez disso é um livro sobre duas melhores amigas que cuidam uma da outra.» – Kid-Lit-Reviews.com
A Cátedra UNESCO em Biodiversidade e Conservação para o Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Coimbra selecionou um conjunto de livros para as escolas trabalharem com as crianças 17 Objectivos de Desenvolvimento Sustentável, com vista a tornar o nosso Planeta mais seguro, saudável e sustentável.
>O livro O Frigorífico da Magui foi escolhido para trabalhar o objetivo n.º 2, «Erradicar a Fome»: > Conceito-chave: acabar com o desperdício alimentar >Atividade: (a realizar durante a hora de almoço) atividade sobre o desperdício alimentar.
Avaliações
Ainda não existem avaliações.