Plano Nacional de Leitura
Literatura – 15-18 anos
Amor de Perdição narra o drama de um trágico triângulo amoroso entre Simão Botelho, Teresa de Albuquerque e Mariana da Cruz. Profundamente apaixonados mas descendentes de famílias rivais envolvidas numa quezília antiga, Simão e Teresa verão o seu amor proibido pelo orgulho dos pais e condenado por uma moral social bafienta, precipitando assim os destinos dos dois jovens amantes e de Mariana, que amava Simão, em silêncio.
Escrita na Cadeia da Relação do Porto em 1861 durante uma pena que cumpria o próprio autor pelo delito de amar uma mulher casada, esta novela é considerada umas das obras-primas da literatura romântica portuguesa.
Observador astuto da condição humana e crítico mordaz da falsa moral e da hipocrisia, Camilo Castelo Branco teceu uma trama intensa, onde o amor se prefigura como uma voz insubordinada em defesa da liberdade.
Edição de Ivo Castro (professor catedrático de Filologia na FLUL) para a INCM
Introdução de Abel Barros Baptista (Professor Estudos Literários FCSH, autor de vários ensaios sobre teoria da literatura e sobre a obra de Camilo Castelo Branco)
Avaliações
Ainda não existem avaliações.