Tempo para ler... nas férias
Publicado a 05/07/2024, na categoria: Feiras
Artigo de Júlia Martins publicado no Blogue RBE, 24 de junho 2024
É tempo de divertimento e descanso, mas também de reflexão e de usufruir de momentos de leitura. A escola, a família e a biblioteca escolar, em conjunto, desempenham um papel essencial no processo de construção leitor. Cada um deverá assumir o seu papel numa perspetiva de colaboração e partilha com um objetivo último: promover o gosto pelo livro e pela leitura, elevar as competências leitoras, como pilares na construção de um itinerário leitor, fazendo escolhas entre géneros, autores e interesses, ganhando o gosto pela leitura. Reconhecendo-lhe valor.
Nesta época do ano letivo, é habitual os professores bibliotecários, mais uma vez, sugerirem uma última visita à Biblioteca Escolar antes de partirem de férias para verem as últimas novidades editoriais e escolherem livros para ler nestes dias quentes que se aproximam, para que sejam, ainda, mais intensos e inesquecíveis. Esta é uma oportunidade para os professores bibliotecários permitirem os leitores requisitarem livros para as férias. É tempo de voltar à biblioteca, deixar os leitores percorrer as estantes, calmamente, ao seu ritmo, em busca de livros que vão ao encontro dos seus interesses e que lhes permitam navegar em novas aventuras, imaginar e conquistar novas geografias.
Aqui ficam algumas sugestões de leitura que as bibliotecas escolares poderão aconselhar aos seus jovens leitores:
O Fantasma de Anya, de Vera Brosgol, ed. Fábula
_____________________________
Um livro premiado que conta uma história repleta de segredos, reviravoltas e emoção. Anya é uma adolescente como tantas outras: sente dificuldade em integrar-se no colégio por ter uma família imigrante, está descontente com alguns aspetos do seu corpo e tem um fraquinho por um rapaz que já tem namorada.
A queda num poço antigo e fundo vai trazer-lhe uma nova amizade bastante peculiar: o fantasma de Emily, uma rapariga que morreu há um século, que depressa se torna uma ajuda preciosa (e invisível) para o dia a dia de Anya. Até que começam a surgir problemas…
Nano: A Espetacular Ciência das Coisas Muito (mesmo Muito) Pequenas, de Jess Wade, ilustração: Melissa Castrillon, ed. Lilliput
_____________________________
O ar que respiramos? Átomos. A água que bebemos? Átomos. A nossa casa e todas as nossas coisas? Átomos. E todos os seres vivos, incluindo NÓS — átomos, átomos, átomos!
A união da arte e da ciência tornam este livro uma autêntica obra-prima que nos apresenta uma área inovadora do universo STEM — a Nanotecnologia. Um livro elegante, com explicações simples e ilustrações lindas e estilizadas, que nos ajuda a desvendar todas as dúvidas sobre elementos, átomos e muitos outros conceitos científicos.
Um livro que convida a descobrir a magia por detrás da ciência das pequenas coisas.
Não Me Magoas Mais, de Margarida Fonseca Santos, ed. Fábula
_____________________________
Uma iniciativa da Biblioteca Municipal aproxima duas estudantes da mesma escola, que mal se conheciam: a Terezinha, do 9ºA e a Larysa, a aluna ucraniana do 9ºC. Ao surgir a ideia de fazer um jornal escolar digital, juntam-se com mais quatro colegas e lançam mãos à obra. Mas há um problema a afetar Larysa, um namoro violento que ela tem dificuldade em admitir e terminar. É então que Terezinha se lembra de criar um «Espaço para Ouvir o que Tens Sentido», uma caixa de correio em madeira, que recebe mensagens anónimas dos alunos que são publicadas no jornal e respondidas pela psicóloga da escola.
A Larysa ganha coragem aos poucos e a ajuda dos novos amigos vai ser fundamental. Ela vai finalmente iniciar uma nova fase da sua vida, menos pesada e mais feliz.
Os Nossos Heróis do Desporto, de Rui Tovar, ilustração: Ebert, Andrea, ed. Nuvem de Tinta, 2021
_____________________________
O que é que Rosa Mota, Cristiano Ronaldo, Alexandre Yokoshi, Telma Monteiro, Nelson Évora, Luciana Diniz ou Tiago Pires têm em comum? Todos são verdadeiros heróis do desporto, agora reunidos num só livro ilustrado perfeito.
São 50 nomes do futebol, ao surf, passando pelo atletismo, vela, judo, entre muitas outras modalidades, para miúdos e graúdos lerem.
Bem-Vindos ao Sul, de Marianne Kaurin, ed. Fábula
_____________________________
Uma menina de 11 anos descobre que não tem planos para o verão. Ao contrário dos seus colegas da escola que vão para locais de sonho, a situação financeira da família não permite que passe férias fora de casa. Questionada na escola, ela não resiste a inventar uma história: diz que vai passar 3 semanas numa praia do Sul da Europa. A partir daí, a mentira vai crescendo através de partilhas fictícias nas redes sociais. O problema vai ser quando o novo aluno da turma se muda para o bairro dela e descobre que ela está lá e não numa praia no Sul…. ?
As Árvores Guardam Segredos, de Lucas Riera, ilutração Olivia Holden, ed. Lilliput
_____________________________
Este livro revela a vida secreta de certas árvores, cuja importância vai além do seu lugar na biodiversidade, da sua longevidade ou da sua beleza. Elas passaram por guerras, sobreviveram a secas e a tentativas de derrube. Foram abrigo para viajantes e namorados, ponto de encontro para festas e brincadeiras e inspiração para rituais.
São histórias ricas e comoventes que nos fazem olhar de outra forma para as árvores perto de nós. Um livro magnificamente ilustrado, que presta uma sentida homenagem às árvores do nosso passado, presente e futuro.