• 0 Items - 0,00
    • Carrinho vazio.

O saber ocupa lugares bonitos

Publicado a 07/06/2024, na categoria: Destaque, Educação, Sugestões

O desafio de publicar livros de não-ficção para crianças resume-se nesta ideia: como tornar atrativos para os mais novos temas difíceis, complexos e que, por vezes, são considerados assuntos de adultos? A política, o racismo, o ambiente, a inteligência artificial ou a nanotecnologia podem não ser as matérias mais óbvias para crianças, mas despertar a curiosidade para as mesmas, e transmitir conhecimentos baseados na ciência e na história, de forma apelativa e rigorosa, faz parte das aprendizagens essenciais.

 

Cá dentro

Publicado em fevereiro deste ano, em pleno clima pré-eleitoral, Política para Crianças suscitou muito interesse por parte de pais e professores, e acabou por ser um sucesso de vendas. A política faz parte do dia a dia, e começa em coisas tão simples como escolher o delegado de turma.

O desporto é um tema mais imediato, mais ainda assim com muito que saber. O Livro do Desporto é um compêndio sobre as 30 modalidades mais praticadas em Portugal, e oferece uma visão global sobre este universo. Assim como O Fantástico Livro da Música faz o mesmo para a história da música e dos instrumentos.

Para os temas da saúde, publicamos uma coleção específica, Educação para a Saúde, já com 10 títulos, sobre sexualidade, cérebro, os cinco sentidos, a história da medicina, entre outros. A arte e a cultura têm expressão em livros como O que se faz no museu? e O que se faz no teatro, e ainda Um abraço ao nosso mundo, que aborda modos de vida em diferentes pontos do globo. Todos os títulos mencionados são de autores nacionais, privilegiando a adaptação do discurso e dos conteúdos à realidade portuguesa.

E lá de fora

O restante catálogo de não-ficção inclui vários autores estrangeiros reconhecidos como excelentes divulgadores de ciência, como Philip Bunting e Mike Barfield, e diversos títulos distinguidos com prémios de ciência, história e conhecimento.

A história da pele humana é brilhantemente contada em É Só Pele, ferramenta essencial para combater ideias racistas. Água, As árvores guardam segredos ou O que há dentro de uma flor mergulham na importância da natureza e dos recursos, e na responsabilidade de todos em salvaguardar a diversidade.

As matérias ligadas às STEM (acrónimo de «science, technology, engineering and mathematics»), como a tão falada inteligência artificial, são abordadas de forma magistral e sofisticada em livros notáveis como O pó das estrelas de onde viemos, Olá, Robot! A Inteligência Artificial no Teu Dia a Dia, ou Nano: A Espetacular Ciência das Coisas Muito (mesmo Muito) Pequenas.

Por fim, a filosofia e o intangível são magnificamente explorados em obras verdadeiramente singulares. Todos Contam e As Coisas Invisíveis são os melhores exemplos.

 

«Os livros de não-ficção têm demonstrado ter um papel de extrema relevância no desenvolvimento das crianças, nas diferentes etapas do seu crescimento. Além de ajudarem no aumento do vocabulário e raciocínio crítico, são ótimas fontes para que encontrem resposta às suas dúvidas e também um ponto de partida para que construam novas perguntas e questionem o que as rodeia. Os livros que publicamos procuram isso mesmo: introduzir conceitos importantes e complexos, explicá-los de forma clara e levar os leitores a descobrir e aprofundar interesses, enquanto desenvolvem o prazer da leitura.»
Filipa Casqueiro, editora

Partilhar