A biblioterapia permite cuidar do desenvolvimento contínuo do ser humano, através da relação subjectiva e existencial que cada um estabelece com as histórias, sejam elas lidas em silêncio, narradas por outrem ou dramatizadas. O objectivo é melhorar o estado de espírito e o bem-estar de qualquer pessoa.
O processo biblioterapêutico divide-se em quatro fases: identificação, quando o leitor se reconhece nos conflitos dos personagens; catarse, na libertação de sentimentos reprimidos através dos desafi os vividos por aqueles; discernimento, contraponto entre a sua experiência e a dos personagens; e universalização, na ligação entre o que acontece no texto e a vida do leitor, que se coloca no lugar dos outros e percebe que não está só nas suas inquietações.
Sandra Barão Nobre abraçou a sua verdade, alinhou a vida com uma vocação quase natural, e tornou-se uma pessoa mais equilibrada, saudável e feliz. Com este livro, deseja partilhar o seu saber, trazendo a biblioterapia do mundo quase exclusivamente académico e teórico para a vida do dia-a-dia, ajudando também o leitor a viver melhor.
Inclui uma farmácia literária com mais de 200 sugestões de leitura, para ganhar confiança, combater a discriminação, melhorar o humor, aproveitar o tempo, e muitas outras formas de aplicar o poder transformador dos livros.
Os elogios da crítica:
«Os leitores sabem intuitivamente que a literatura nos permite entretenimento e evasão. Aqui vamos mais longe. A biblioterapia é um método efetivo, concebido e testado para recentrar a nossa alma.»
Isabela Figueiredo, escritora, in Prefácio
Avaliações
Ainda não existem avaliações.