«Toda a minha vida pode ser resumida neste meu esforço incessante de convencer os outros.» Adolf Hitler, 1942
Adolf Hitler era um líder improvável – alimentado por ódio, incapaz de aceitar uma crítica, social e emocionalmente inadequado – e, no entanto, atraiu multidões. Como foi possível que se tenha tornado uma figura tão atrativa para milhões de pessoas? Essa é a pergunta que norteia este livro.
Laurence Rees investiga a forma como Hitler construiu o seu mito e fez uso do seu carisma até se transformar num quase «messias» com contornos semidivinos – da retórica pomposa dos primeiros discursos antissemitas às maciças demonstrações de adoração retratadas nos filmes de Leni Riefenstahl -, entretecendo a personagem e a figura pública, para as confrontar com os testemunhos das vítimas do seu encanto e os seus opositores mais ferozes.
Ao mesmo tempo uma visão histórico-psicológica surpreendente e um estudo esclarecedor dos mecanismos de manipulação e credulidade humanas, este livro analisa a natureza do apelo de Hitler e revela o papel que o seu suposto «carisma» desempenhou no seu sucesso.
Os elogios da crítica:
«Um relato sagaz e notável sobre a “liderança carismática” de Hitler.»
The Telegraph
«Ao focar o carisma, Laurence Rees obriga-nos a pensar seriamente sobre o que significa persuadir, argumentar e aceitar a vontade de um indivíduo.»
The Chronicle
«Um livro fascinante.»
Antony Beevor, autor de A Queda de Berlim
«Como sempre, Laurence Rees faz as perguntas certas e oferece excelentes respostas. Combinando testemunhos orais com provas documentais, proporciona uma visão notável sobre a adulação de Hitler por parte de milhões de alemães, que a justificavam com a sua “liderança carismática”.»
Sir Ian Kershaw, autor de Hitler: Uma Biografia
Avaliações
Ainda não existem avaliações.