Uma investigação fascinante à ciência por detrás do alto desempenho no desporto.
Liverpool, década de 1980: um grupo improvável – um matemático, um fisiologista, um psicólogo e um antigo jogador olímpico de basquetebol – começa a inovar em formas de analisar o desempenho dos desportistas. Nas décadas que se seguiram, a análise de desempenho firmou-se, tornando-se uma componente fundamental de qualquer equipa de elite em desportos tão variados como o futebol, a vela, o squash, o râguebi, o hóquei, o ciclismo, a Fórmula 1 ou o skeleton, entre outras modalidades desportivas.
Recorrendo a métodos científicos e à tentativa-e-erro, os cientistas descobriram os princípios da aprendizagem acelerada, as mecânicas da adaptação fisiológica, os princípios organizacionais por detrás de equipas de elite, e a compreensão de como as hormonas e o ambiente afetam o desempenho. Mas estas descobertas não se limitam ao desporto – são universais e revelam o que é preciso para ganhar num vasto conjunto de disciplinas, onde se incluem os negócios, a liderança e a educação.
Combinando narrativa e rigor analítico, Virar o Jogo é a história da ciência por detrás dos desportos – o que faz com que alguns atletas sejam extraordinários e como determinados países e equipas conseguem ir mais além em competições desportivas.
Uma leitura intensa para todos os que desejam saber como atletas de topo encontram e mantêm a sua vantagem.
Avaliações
Ainda não existem avaliações.