Livros diversos e inclusivos
Recentemente, o livro No Meu Bairro (ed. Nuvem de Letras) chamou a atenção para a importância de falarmos com as crianças sobre diversidade e inclusão. No nosso catálogo são muitos outros os títulos que procuram uma maior representatividade, através de histórias com enredos, personagens e modos de vida diversos. Promover a liberdade, a igualdade, a empatia e a atenção ao outro também passa por aqui.
A Nossa Pele Arco-Íris
Escrito pela psicóloga colombiana Manuela Molina, este livro é um ponto de partida para falar sobre as nossas diferenças e, acima de tudo, sobre o que nos une como seres humanos. Uma proposta para abordar as questões do racismo desde a primeira infância.
Álbum de Famílias
O livro infantil mais completo sobre a diversidade das famílias, escrito em português e recomendado por várias instituições ligadas à parentalidade e aos direitos das crianças. Escrito por Susana Amorim e Rute Agulhas, é uma ferramenta essencial para pais, professores, educadores, mediadores e outros agentes de educação e cultura.
Aventureira Marielle e o Dia da Fotografia
Marielle é uma menina orgulhosa do seu afro, até ao dia em que alguém lhe diz que, para o dia da fotografia na escola, tem de pôr o cabelo lindo e arranjado. Uma história poderosa sobre tolerância, inclusão e orgulho.
Como se Fazem os Bebés
Através de textos curtos e claros, e com ilustrações muito coloridas e elucidativas, vamos aprender mais sobre as persas formas de trazer bebés ao mundo. Um guia inclusivo que é o ponto de partida perfeito para uma conversa aberta entre pais e filhos sobre como eles foram feitos e como a sua família começou.
Cor-de-Margarida
Uma história simples e inspiradora sobre a aceitação das diferenças: Capicua continua a explorar as palavras para além da música, desta vez num livro infantil, ilustrado por Matilde Horta, sobre crescer e aprender a gostar de nós como somos. Uma história que nasceu à hora de deitar, a pedido do filho.
Eu Falo Como um Rio
História comovente que aborda a questão da gaguez e todas as suas implicações emocionais, mas que termina com um final de superação. Um livro intimista e poético, para quem se sente diferente, solitário ou incapaz de se integrar. Autores premiados e obra galardoada e aclamada pela crítica.
Eu, O Meu Pai e o Fim do Arco-Íris
Os pais do Archie vão separar-se. Mas o que mais o aborrece é a sensação de que eles lhe estão a esconder alguma coisa. E isso confirma-se quando ouve uma discussão e descobre que o pai é gay. Uma viagem emocionante que acompanha o protagonista desta história, e alguns amigos inesperados que ele encontra pelo caminho, num tributo ao amor, à bondade e à amizade. Um livro premiado que reflete habilmente sobre relações familiares, tolerância, inclusão e identidade. Entrevista ao autor para ler aqui.
Martim
Uma obra premiada, de duas autoras bascas consagradas pela crítica, que celebra a amizade e promove o respeito e carinho para com aqueles que têm dificuldade em integrar-se, seja por que motivo for. Obra vencedora do Prémio Lazarillo 2015, um dos mais importantes prémios de literatura infantojuvenil em Espanha.
No Meu Bairro
Lúcia Vicente, escritora e ativista, conta histórias de 12 crianças no primeiro livro infantojuvenil português escrito com base no sistema de linguagem neutra ELU. As histórias-poemas abordam a diversidade de género, familiar, racial, religiosa, entre outras. Tiago M. é o autor das ilustrações.
O Casamento do Meu Tio
Um hino ao amor universal! O tio preferido da Camila vai casar-se, e todos ficam muito entusiasmados… exceto a Camila. Uma história calorosa e inspiradora sobre afetos, emoções e o verdadeiro significado da palavra família.
O Jaime É uma Sereia
Uma maravilhosa celebração da individualidade, aceitação e amor incondicional. Este aclamado livro de estreia conta a história de um menino que deseja tornar-se uma sereia, e da avó que o ama e apoia incondicionalmente. Elogiado pela crítica internacional, venceu o prémio Opera Prima da Feira do Livro Infantil de Bolonha.
O Menino que Gostava de Toda a Gente
Uma história sobre a importância dos pequenos gestos de amor, afeto e acolhimento. Promove a aceitação da diferença, gestos de bondade e a inteligência emocional. PRÉMIOS — Distinção da Amnistia Internacional de livro que inspira o ativismo; Little Rebels Award 2020; Finalista do Derby Children’s Picture Book Award 2021.
O Rapaz ao Fundo da Sala
Notável obra de estreia, inspirada em histórias verdadeiras que a autora conheceu em campos de refugiados. A importância da amizade e da bondade contra a intolerância. Vencedor dos prémios Blue Peter e Waterstones para Melhor Livro Infantil. Entrevista à autora para ler aqui.
Porque é que as pessoas são de cores diferentes?
Este livro aborda 12 questões sobre identidade, tolerância e diversidade, com pequenas histórias desenvolvidas por dois pedopsiquiatras que ajudam a criar momentos de conversa entre adultos e crianças para discutir as mais persas dúvidas colocadas pelos mais novos.
Portuguesas com M Grande
Uma edição revista, aumentada e mais diversa do livro que homenageia algumas das portuguesas que ajudaram a mudar mentalidades e a transformar a nossa sociedade. Esta nova edição soma nove mulheres às 42 do primeiro livro, e reflete a preocupação de incluir uma maior diversidade, com mais pessoas racializadas e maior representatividade no campo da identidade de género e da orientação sexual. Com textos de Lúcia Vicente e ilustrações de Cátia Vidinhas.
Raízes Negras
Lúcia Vicente é a autora este livro que apresenta e celebra pessoas negras visionárias que tiveram a coragem de sonhar e mudar a sua vida. E a dos outros. Com o apoio da CICDR – Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial. Prefácio de Beatriz Gomes Dias.
Todos os Corpos São Especiais
Um guia inclusivo sobre como cada corpo é único, com páginas repletas de ilustrações divertidas e exemplificativas. Sabemos bem como pode ser difícil aceitar as nossas caraterísticas físicas. Às vezes, podes sentir que o teu corpo é diferente. Mas ser diferente é completamente natural… é tudo uma questão de ciência!
Ser Quem Sou
Título incluído na coleção A ESCOLHA É MINHA, de Margarida Fonseca Santos, que aborda o respeito pelas diferenças individuais na escolha de caminhos académicos e de orientação sexual. Muito utilizada nas escolas, em clubes de leitura e em sessões de debate sobre os desafios do crescimento, a coleção propõe diferentes histórias de vida, contadas na primeira pessoa e com vários narradores.