10 livros para brincar com a língua
Brincar com as palavras é uma alegria e uma diversão. Para o Dia Mundial da Língua Portuguesa (5 de maio), reunimos 10 livros que desafiam a brincar com a língua, com os sons, os múltiplos sentidos, o ritmo, as rimas e a poesia das palavras. Descobrir o significado das expressões idiomáticas mais divertidas; treinar a destreza com trava-línguas divertidos; conhecer um alfabeto de monstrinhos criativos e um lobo às voltas com a matemática; aprender um poema de cor, com ou sem rima; e viajar à boleia de uma história com sotaque brasileiro que vai acumulando surpresas.
A CASA DA POESIA
José Jorge Letria e Rui Castro
A poesia tem uma casa, acolhedora e simpática. Lá dentro, encontramos versos que podem ou não rimar, que podem fazer rir ou chorar, com diversos sons e de muitas cores. Uma aproximação à poesia para os mais pequenos, com poemas de José Jorge Letria e ilustrações de Rui Castro. É uma casa hospitaleira / onde o sono é fantasia / e cada poema guarda / a sua própria melodia.
BOLEIA
Guilherme Karsten
Um surfista a caminho da praia acaba a dar boleia a personagens muito particulares. Será que ele consegue chegar ao destino? Um álbum cheio de humor, com uma narrativa simples e cumulativa, muito do agrado das crianças. Ilustrações originais, de um autor brasileiro inédito em Portugal. Livro vencedor do Prémio Jabuti.
HISTÓRIAS DE (EN)CONTAR DE UM LOBO QUE NÃO GOSTAVA DE MATEMÁTICA
Maria Francisca Macedo e Jaime Ferraz
Com um texto interpelativo e inteligente, escrito em verso, está repleto de humor e referências a histórias bem conhecidas das crianças. As ilustrações modernas e apelativas realçam o humor e nonsense do texto. Texto vencedor do Prémio Literário Maria Rosa Colaço de Literatura Infantil.
MONSTROCEDÁRIO
Joana Maurício e Cristina Arvana
Este colorido e divertido álbum é um alfabeto criativo de monstrinhos simpáticos, que ensinam as primeiras letras. Com as rimas certas, boa disposição e uma pitada de humor, o abecedário ganha vida e tudo se torna mais fácil de aprender. O texto é de Joana Maurício e as ilustrações de Cristina Arvana, criadoras do projeto Fazedoras de Histórias e do ateliê de expressão artística Oficina de Artes.
O LIVRO DAS RIMAS TRAQUINAS
José Jorge Letria e Luís Manuel Gaspar
O autor utiliza o humor, os trocadilhos e os jogos de palavras para inventar textos divertidos e estimulantes para pequenos leitores e escritores. Alguns dos textos incluídos neste livro já foram musicados e todos eles já fizeram rir leitores de todas as idades. As ilustrações de Luís Manuel Gaspar acrescentam valor e distinção a esta obra, capaz de conquistar leitores de todas as idades.
ONDE MORAM OS TEUS MACAQUINHOS?
Ana Markl e Christina Casnellie
Ter a barriga a dar horas, enfiar a carapuça ou andar a apanhar bonés — na sua estreia na literatura infantil, Ana Markl explica o que são expressões idiomáticas, dando a conhecer algumas das mais divertidas e originais da língua portuguesa, e revelando como as palavras podem ter vários sentidos. As fantásticas ilustrações são de Christina Casnellie.
SEMANA A RIMAR
Antónia Estrela e Sandrina Esteves
Reúne um conjunto de 7 jogos que têm como objetivo desenvolver a sensibilidade à rima. Muito intuitivo, pode ser explorado livremente pelas crianças, pelos educadores e professores, na sala de aula, e pelos pais. Estimula o desenvolvimento da oralidade, da leitura e da escrita. Recomendado para crianças do pré-escolar ao 2.º ano de escolaridade.
SOU DO TAMANHO DO QUE VEJO: ANTOLOGIA DE POESIA
Fernando Pessoa
Uma seleção de poemas de Fernando Pessoa, com uma introdução de Carla Maia de Almeida sobre a vida e obra do autor. Se «ler é maçada, estudar é nada», este volume desvenda aos mais jovens parte do mistério do poeta, e mostra como é bom ler só por prazer. As ilustrações são do talentoso Jaime Ferraz.
TRAVALENGAS e TRAVALENGAS A DOBRAR
José Pires e Yara Kono
Dois livros de José Pires, recheados de rimas e trocadilhos, para quem adora brincar com as palavras, com vogais e consoantes. As maravilhosas ilustrações são da premiada artista Yara Kono. Letras loucas e engraçadas, palavras tontas e engasgadas. / Numa viagem sempre a rimar, sobe a bordo… vai começar!